Objetivos


Capacitar os membros do CBH-PS e das Câmaras Técnicas para o pleno conhecimento dos principais problemas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul e suas soluções.


Possibilitar o contato desses agentes regionais com as principais estruturas hidráulicas ou de controle quanti-qualitativo, como as ETEs e ETAs, Polders, Aterros Sanitários, etc., existentes na bacia, incluindo o sistema de transposição das águas do rio Paraíba do Sul para o rio Guandu, no estado do Rio de Janeiro.


Também faz parte dos objetivos deste projeto, o aprimoramento do conhecimento em gestão dos recursos hídricos desde a abordagem regional até os aspectos da política nacional de gerenciamento dos recursos hídricos. Objetiva-se ainda treinar lideranças regionais com interesse em recursos hídricos para a elaboração de projetos em recursos hídricos, de acordo com as regras de funcionamento do FEHIDRO, CEIVAP e CT-HIDRO.



Atividades do Projeto


Curso de Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos

Esta atividade tem como objetivos capacitar pessoal para conhecer/reconhecer em maior detalhamento, os fatores que interferem na disponibilidade e qualidade das águas. a fim de garantir melhor entendimento
das políticas de gestão de recursos
hídricos e dos instrumentos e
agências de fomento na área
de recursos hídricos.

1

Treinamento e capacitação para submissão de projetos para o CBH-PS e CEIVAP

Esta atividade tem como objetivos capacitar e treinar pessoal nas etapas de preenchimento e atendimento às exigências em projetos para solicitação de recursos financeiros aos instrumentos e agências
de fomento na área de recursos
hídricos:
FEHIDRO e AGEVAP / CEIVAP.

2

Visitas Técnicas

Esta atividade tem como objetivo realizar visitas técnicas para conhecimento / reconhecimento de estruturas e instituições que interferem na quantidade ou qualidade da água na Bacia do rio Paraíba do Sul.

3

www.ipabhi.org

Contrato FEHIDRO 195/2011