PROJETO RECARGA

Publicações Científicas


Revista Ambiente & Água


Tecnologia geoespacial aplicada na identificação de áreas de recarga de águas subterrâneas no nordeste de São Paulo, Brasil(en)

Informações sobre recursos hídricos subterrâneos são cruciais para o estabelecimento de medidas protetoras por parte dos gestores locais. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa baseada na aplicação da tecnologia de sensoriamento remoto com dados auxiliares para a identificação de áreas de recarga do aquífero da bacia do rio Paraíba do Sul no Estado de São Paulo. O objetivo do estudo foi desenvolver uma série de informações geológicas georreferenciadas e uma sequência de análises hidrogeológicas para determinar a localização e a distribuição das áreas de recarga para futuras medidas conservacionistas. Os resultados mostram a distribuição de cinco categorias de áreas com potencial de recarga com base na análise das características dos lineamentos, concentração de fraturas e densidade de fraturas. As três categorias superiores devem ser consideradas como detentoras de alta qualidade de percolação e capacidade de infiltração, portanto possuem potencial para a recarga do aquífero. Resultados significativamente diferentes foram obtidos para as duas principais porções da área de estudo, das rochas cristalinas e do material sedimentar inconsolidado. Este fato impossibilitou o estabelecimento de correlações hidrogeológicas para a bacia como um todo. Os resultados devem auxiliar os gestores de recursos hídricos da região no desenvolvimento e implantação de um zoneamento de proteção do aquífero e em atividades de educação ambiental e intervenções conservacionistas pelas comunidades locais.


Texto Completo: PDF


Estimativa da recarga do aqüifero freático na bacia do Rio Una, no município de Taubaté, SP(pt)

Este trabalho apresenta resultados dos estudos relacionados com a estimativa da recarga do aqüífero freático na bacia do rio Una, Município de Taubaté. O objetivo deste estudo foi desenvolver políticas públicas a fim de viabilizar o uso sustentável dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos no Departamento de Ciências Agrárias da UNITAU. As principais atividades realizadas foram: a determinação dos índices físicos do solo, a caracterização textural do perfil; a construção de piezômetros; o monitoramento do nível d’água do aqüífero freático; realização de balanço hídrico climatológico e análises físico-químicas e bacteriológicas. Os ensaios de caracterização geotécnica realizados mostraram que o solo é bastante poroso, com porosidade em torno de 53%, e com umidade natural de aproximadamente 30%. Quanto aos resultados das análises granulométricas verificou-se que quanto maior a profundidade mais uniforme é a distribuição da textura dos sedimentos, desde finos argilosos, até grossos arenosos. Estabeleceu-se uma relação consistente entre excedente hídrico, porosidade, grau de saturação e medidas piezométricas em uma série histórica diária no período de um ano. Os métodos utilizados e as medidas obtidas permitiram calcular a descarga de água do aqüífero freático nas fontes, sendo de 14,5 mm/dia no período mais chuvoso, e de 1,9 mm nos outros períodos do ano. A existência de coliformes fecais no aqüífero freático mostrou que há presença de bactérias oriundas da infiltração de águas provenientes de fossas sépticas ou, do ribeirão Itaim, contaminadas por esgoto doméstico.


Texto Completo: PDF





Caracterização de Áreas de Recarga com Análise Integrada de Dados Orbitais TM Landsat e Dados Hidrogeológicos

Região do Médio Vale do Paraíba do Sul ‐ Estado de São Paulo