Powered by URLibService


Prefácio

II Seminário de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul: Recuperação de Áreas Degradadas, Serviços Ambientais e Sustentabilidade SERHIDRO-PS 2009
Taubaté, Brasil, 09-11 dezembro 2009


 

Apresentamos os anais do Segundo Seminário de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul (SERHIDRO-PS 2009). Esse evento dá continuidade à série de seminários previsto de serem realizados a cada dois anos sempre focando uma questão atual e relevante para a Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul, sem, entretanto, deixar de trazer contribuições importantes para outras áreas temáticas relacionadas com o estudo dos recursos hídricos e de bacias hidrográficas. O primeiro seminário teve como principal tema a discussão sobre o eucalipto e o ciclo hidrológico, assim como, a cobrança pelo uso da água na bacia. Nesse segundo evento, a ênfase foi em Recuperação de Áreas Degradadas, Serviços Ambientais e Sustentabilidade. É um evento organizado em parceria entre a Universidade de Taubaté (UNITAU), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHi) e nessa sua segunda edição teve o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). O SERHIDRO-PS 2009 também contou com o apoio do Comitê das Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul (CBH-PS), do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), do Instituto Geológico (IG/SMA-SP), da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG/UNESP) e de inúmeros cientistas do mais alto nível científico nas diversas áreas temáticas do evento que atuaram como membros do Comitê Técnico-Científico e na apresentação de palestras educativas.

Embora seja um evento com foco regional (Bacia do Paraíba do Sul), ele tem natureza nacional, uma vez que apresenta trabalhos técnico-científicos de diversas regiões do país. Foi selecionado um total de 102 artigos dos 127 submetidos. Dos artigos selecionados 48 foram escolhidos para apresentação oral e 54 para apresentação na forma de pôster. Os artigos selecionados para apresentação oral focaram os seguintes temas: Geotecnologias aplicadas a recursos hídricos (11 artigos); Avaliação da qualidade e quantidade da água em uma bacia (7 artigos); Papel da floresta no ciclo hidrológico de uma bacia (7 artigos); Gestão e manejo de bacias hidrográficas (6 artigos); Reposição florestal em bacias hidrográficas (5 artigos); Importância das APPs para a conservação e preservação dos recursos hídricos (4 artigos); Serviços ambientais (3 artigos); Florestas plantadas e a biodiversidade (2 artigos); As mudanças climáticas e os impactos sobre os recursos hídricos (2 artigos); e Impactos das áreas degradadas no ciclo hidrológico (1 artigo). Foram submetidos diversos trabalhos realizados em outras bacias, cujas metodologias contribuem para o entendimento de processos em bacias hidrográficas. A origem dos artigos teve abrangência nacional.

Nesse segundo evento foi ampliada a participação de palestrantes de fora do Estado de São Paulo, inclusive do exterior e o apoio governamental ao evento foi consolidado com o patrocínio das principais agências de fomento nacional e do Estado de São Paulo. Esse evento foi organizado para promover uma mesa de discussão, com a participação de representantes de instituições governamentais, IES e da iniciativa privada, capaz de prover informações que contribuam para a busca da recuperação de áreas degradadas, do entendimento dos serviços ambientais e o ideal da sustentabilidade, não só da bacia hidrográfica do Paraíba do Sul, mas também de outras bacias.

Diante do cenário de mudanças climáticas globais, do uso abusivo dos recursos naturais no passado, e da necessidade de se estabelecer um novo paradigma para o desenvolvimento sustentável, a Universidade de Taubaté, juntamente com instituições parceiras na área ambiental e de recursos hídricos está dando continuidade a série de Seminários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul. Um aspecto da organização desse evento é a participação de pesquisadores com grande conhecimento das questões científicas tratadas. Sem dúvida as apresentações dos palestrantes selecionados contribuirão para o conhecimento dos sistemas de gestão e manejo de bacias hidrográficas de forma a buscar a sustentabilidade de seus recursos. Uma inovação, quando comparado com a maioria dos eventos científicos, é que os anais do SERHIDRO-PS 2007 foram publicados antes da realização do evento, na forma digital (CD-ROM), com ISSN e com todos os trabalhos em páginas numeradas para facilitar e valorizar as contribuições dos autores. Os anais também foram disponibilizados na Web usando um repositório eletrônico potencializado pelo DSPACE que tem mecanismos para a preservação dos artigos publicados, permite acesso irrestrito aos artigos e promove grande visibilidade por meio do protocolo de comunicação OAI-PMH e compatibilidade com o indexador do Google Acadêmico. Outra inovação grande introduzida nesse segundo evento foi o registro do doi (Digital Object Identifier) para todos os artigos publicados.

 

Getulio Teixeira Batista
Nelson Wellausen Dias

Coordenadores do II SERHIDRO-PS 2009